4 de jul. de 2007

Um achado precioso.

O super-herói e a moça nua


Subi montanhas,
Saltei de pára-quedas,
Atravesse rios a nado,
Domei leões:
Pra te impressionar.

Fiz discursos em que choraram as velhinhas,
Escrevi textos que irritaram o bispo,
Gritei palavras de ordem nas passeatas,
Bati o pé, esperneei:
Pra te impressionar.

Pintei praias solitárias em aquarelas,
Esculpi madonas em cedro,
Cantei cantigas antigas,
Projetei catedrais:
Pra te impressionar.

Fiz tutu com torresmo,
Fiz filé com fritas,
Fiz iguarias com todas as ervas finas,
Fiz romeu-e-julieta, fiz café:
Pra te impressionar.

Nomeei árvores,
Descrevi pássaros,
Aprendi os hábitos das borboletas,
Desvendei os mistérios nucleares:
Pra te impressionar.

Beijei tua nuca e tuas orelhas,
Acariciei tuas coxas e teus seios,
Fui garoto de 18 – 50 anos,
Te amei duro e macio:
Pra te impressionar

Bebi baldes de chope,
Comi jiló com pimenta,
Fumei charutos cubanos,
Três semanas sem dormir:
Pra te impressionar.


Pus camisa de linho,
Calças realçando minhas coxas,
Fiz barba com denodo,
Passei loção no peito sem pêlos:
Pra te impressionar.

Pra te impressionar nasci,
Cresci até ter dois metros,
Meu Q.I. chegou a 2000,
Minhas mãos tudo podem,
Meu coração pulsa em todos os poros.

E, depois de tão hércula tarefa,
Tu me chegas nua,
Vestida apenas desse sorriso nu,
E me rouba de vez a alma que ao nascer já era tua.


Chico Ceola, poeta, é o pseudônimo de Maurício Ceolim, professor de Física da PUC-Campinas.

Nenhum comentário: