10 de ago. de 2007

Alguns trabalhos de Torres Garcia...

Clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre a exposição que está acontecendo no Instituto Tomie Ohtake. É gratuito!
Ambicionando uma integridade comum sob a id�ia de homem-universo, Joaqu�n Torres Garc�a (1874 �1949, Montevid�u, Uruguai,) concebeu seu Universalismo Construtivo, propondo uma arte puramente abstrata, concreta e universal, de linguagem compreens�vel em qualquer tempo, a todos os povos. Foi com este conceito que o pioneiro do construtivismo na Am�rica Latina deu t�tulo a seu livro, no qual est� exposta, generosamente, a densidade de seu processo criativo. Redigido no final de sua vida, a publica��o re�ne 253 desenhos que acompanham 150, das mais de 500 confer�ncias por ele proferidas.

Com curadoria do Museu Torres Garc�a, por meio de sua diretora, a cr�tica Jimena Perera, o Instituto Tomie Ohtake adentra parte da constru��o desta obra capital na produ��o latino-americana, deste artista que, emblem�tico, figura tamb�m na bem-sucedida exposi��o Geometria da Esperan�a, recorte da Cole��o Cisneros, recentemente apresentada em Austin, que segue para Nova York, em setembro, com curadoria de Gabriel P�rez-Barreiro, tamb�m curador da 6� Bienal do Mercosul.

A exposi��o Torres Garc�a � Universalismo Construtivo realizada no Instituto Tomie Ohtake, com o patroc�nio da Porto Seguro, divide-se em 23 grupos tem�ticos, como �classicismo moderno, plano espiritual e a forma�, �abstrato e concreto�, �antropomorfismo e estrutura como fundamento da cria��o art�stica�, e ainda reserva um exemplar original do livro, escrito em 1944. Percorrendo 98 desenhos, acompanhados de diversos escritos, al�m de outras obras acabadas, pode-se observar, a converg�ncia entre uma aspira��o universal e um vocabul�rio espec�fico.













Nenhum comentário: