Música Erudita | Antonio Meneses e Celina Szrvinsk
Concerto do duo Antonio Meneses (violoncelo) e Celina Szrvinsk (piano). Com um repertório nascido em concerto de junho de 2007, na CPFL Cultura em Campinas, hoje transformado num CD do selo inglês Avie Records.
Villa Lobos
Cantilena das Bachianas Brasileiras nº5
Bachianas Brasileiras nº2
. O Canto do Capadócio
. O Canto da Nossa Terra
. O Trenzinho do Caipira Camargo Guarnieri
Sonata nº1
. Tristonho
. Apaixonadamente
. Selvagem Nadia Boulanger
Três Peças Para Violoncelo e Piano
. Em Mi Bemol Menor
. Em Lá Menor
. Em Do Sustenido Menor
Bohuslav Martinu
Sonata Para Cello e Piano nº3
. Poco Andante
. Andante
. Allegro
Intérpretes:
Antônio Meneses, cello
Celina Szrvinsk, piano
A gramatica do violoncelo no século 20 – assim se intitulou o concerto da noite de sábado, dia 30 de junho de 2007, no Espaço Cultural CPFL, em Campinas, Brasil, com Antonio Meneses e Celina Szrvinsk. A minha idéia era construir uma apresentação inteira do maior violoncelista brasileiro só com produção musical do século 20, música com cheiro de contemporaneidade. Depois de várias conversas por e-mail com Antonio e Celina, estabelecemos o repertório, que incluía, além das obras presentes neste CD, também a estréia mundial de uma peça do compositor Calimerio Soares, das Minas Gerais.
Quando o concerto transforma-se numa gravação, é tentador qualificá-lo como uma espécie de cartão de visitas da atuação cultural única da CPFL Energia no Brasil. Tentador e justo, já que este é o único projeto cultural brasileiro a privilegiar com dedicação, inteligência, diversidade e muita tenacidade as artes de hoje e de amanhã. Na CPFL Cultura não se fala de ontem. Afinal, não existe outra maneira de tatear em busca do futuro. É função de projetos culturais sérios fomentar iniciativas como esta que agora se concretiza. Orgulhamo-nos sim da ênfase que colocamos, de modo essencial, no contemporâneo. Principalmente quando um músico brasileiro de enorme prestígio internacional como Antonio Meneses grava um CD inteiro com músicas do século 20 e ainda por cima abre largo espaço para criadores como Camargo Guarnieri e Villa-Lobos.
CPFL Cultura – Outubro de 2008
Um comentário:
Então é você a apaixonada por Machado de Assis? Boa escolha. Eu cheguei ao seu blog depois de perceber que você visitou meu blog e o adicionou como favorito no blogblogs. Aproveito para agradecer a oportunidade e dizer que gostei da maneira com a qual você trabalha esse espaço.
Dividido entre o universo da música erudita e da literatura, fiquei perdido sem saber em qual dos posts comentar. Por fim, o casamento do cello e piano me despertaram a vontade por esse espaço. Obrigado por esse post. As pessoas precisam saber das belas interpretações que esses dois realizam com seus respectivos instrumentos.
Continue firme com seu blog e sucesso.
Postar um comentário