4 de ago. de 2007

A Lista de Bravo!: Altos e Baixos da Flip 2007

Certa manhã, um conhecido crítico acordou transformado em inseto, como um personagem de Kafka. Usou o nome de sua espécie para assinar o blog mais irreverente da Festa Literária de Parati no site de BRAVO!. A seguir, o melhor e o pior do que o Mosca viu e ouviu pela cidade

* por Mosca



Os Destaques


Will Self: o escritor inglês botou fogo na Tenda dos Autores ao tecer uma saia justa com seu entrevistador, o jornalista Arthur Dapieve. "Todos na platéia perceberam que temos um caso", disse Self, usando de seu humor britânico.


A crítica Barbara Heliodora e a escritora sulafricana Nadine Gordimer: ambas nascidas em 1923, desfilaram, teclaram e seduziram como fazem as moçoilas na flor da idade.


Panteras no Porão: tema do civilizado e elegante diálogo travado por Nadine e o israelense Amós Oz. Mostraram que as palavras, sobretudo as faladas em público, não precisam baixar ao nível da violência, da injustiça e da ignorância soltas por aí.



Os Micos


Robert Fisk: o jornalista inglês errou de endereço. Veio parar na Flip quando, na verdade, estava agendado para uma convenção do Guiness Book, na qual seria anunciado o recorde de crônica de guerra mais caudalosa (1.490 páginas) e sonolenta da história do jornalismo.


Guillermo Arriaga: o roteirista mexicano acabou eleito o mala da Flip pelo conjunto da obra, cujo título mais relevante foi o bordão "não sou mauricinho, sou malandro", com o qual ele pretendeu expressar seu profundo conhecimento da sociedade brasileira.


Caldinho de pato no tucupi: cardápio do almoço oferecido por dom João de Orleans e Bragança ao Nobel sul-africano J. M. Coetzee. Difícil distinguir o que estava mais insosso, se o caldinho ou o convidado de honra.

Nenhum comentário: