4 de ago. de 2007

Sessão Confessionário (Fonte Revista BRAVO)

Confessionário: Hector Babenco

Cineasta está finalizando ''O Passado'', que estréia em outrubro. Com Gael García Bernal, o longa se baseia no romance homônimo do argentino Alan Pauls

* por Armando Antenore

Bravo! Indica

ERA APENAS um menino. Estava com 5 ou 6 anos e, como qualquer criança, tinha permissão para inventar tudo, fantasiar, mas aquilo Hector não inventou. Aconteceu mesmo. Vivia em Quilmes, na Grande Buenos Aires, e costumava auxiliar o pai, um judeu de origem ucraniana, dono de uma alfaiataria de nome e ambições imponentes: Saint James. Pequenino entre tesouras imensas e rolos de tecido, o garoto fazia bainhas e pregava botões. Certa manhã, o homem negro surgiu. Hector, que jamais avistara um negro antes, interrompeu as tarefas habituais e logo se assanhou. O homem lhe pareceu muito alto e bonito, um gigante de sapatos bicolores que aterrissara na Saint James para experimentar uns smokings e que admirava o espelho com altivez quase imperial. Observando aquele tira-e-põe de roupas, o menino julgou-se testemunha de um magnífico bailado, algo como um "private show". Depois, soube que o homem falava inglês, viera cantar na Argentina e se chamava Nat King Cole.- Adulto, descobriu outra vantagem de crescer em uma alfaiataria. A habilidade no manuseio de agulha e linha, adquirida tão cedo, revelou-se capaz de assombrar e atrair as mulheres. Em toda parte, há moças ou senhoras que, de repente, desfiam uma blusa, rasgam uma saia, descosturam a barra de uma calça. Se dão sorte, podem tropeçar num Hector que as socorra.

QUANDO o pai alfaiate sofreu um infarto duplo, uma garoa fininha esfriava a noite. Quilmes ficara para trás e os Babenco moravam agora em Mar Del Plata. O pai logrou escapar da morte, mas amargou lesões que o afastaram do trabalho. Um dia, às 8h, o filho recebeu a ordem incomum: "Esqueça o colégio. Você vai sair com o tio Henrique". Sair significava zanzar pelas ruas vendendo coisas. Hector virou comerciante, arrimo de família, e nunca mais freqüentou uma escola. Caiu no mundo sem concluir o ensino médio.- Hoje, desconfia de quem exibe uma porção de diplomas. Cursos de cinema em Londres, Paris ou Nova York? Nada o comove. Alunos aplicados sabem fazer. No entanto, dificilmente têm o que dizer.

MUITO ANTES de o pai adoecer, a mãe- também judia, de sangue polonês- presenteou Hector com 12 LPs de música erudita, uma coletânea que a revista Reader's Digest organizava. Àquela altura, a televisão da marca Zenith já dominara a sala dos Babenco. Mas, por estranho feitiço, assim que os discos chegaram, o garoto decidiu, sem notar que estava decidindo: entre a cachorra Lassie da TV e os concertos de Tchaikovsky ou Vivaldi, iria se curvar à sedução dos compositores.- Todas as noites, retirava-se para o quarto, colocava um dos LPs na vitrola e se deitava. Mal ecoavam os instrumentos, imaginava-se um trapezista. "Ôôôôô!'', maravilhava-se a platéia enquanto ele balançava no vazio. Após uma série de vôos esplêndidos, o corajoso acrobata deixava-se agarrar pela rede de proteção. O público, entregue, aplaudia despudoradamente.

Nenhum comentário: